Uma árvore chamada Matusalém

Data / date: 28/09/10 1 comentario / 1 Comment

Conta a Bíblia que Matusalém era avô de Noé e viveu 930 anos! Por ter vivido tanto tempo seu nome foi dado a uma das árvores mais antigas do nosso planeta. Ela tem  4.800 anos de idade.

Matusalém, a árvore, é um tipo de pinheiro que cresce na parte alta do oeste da América do Norte e sobreviveu a todas as situações que a Natureza poderia lhe reservar: o frio extremo, os relâmpagos e o aumento da radiação solar.

Agora, Matusalém e os outros antigos pinheiros desta região estão ameaçados. São dois problemas de uma vez só: uma praga tipo ferrugem e o aumento de besouros devido à elevação da temperatura.

Cientistas alertam que este tipo de praga é difícil de combater, mas o maior desafio é o aumento de temperaturas que alteram os ecossistemas. As árvores estão crescendo muito rápido e isso acontece devido às altas temperaturas na região. O rápido crescimento afeta a resistência dos pinheiros que por isso podem viver menos. E até mesmo desaparecer.

As mudanças do aquecimento global são profundas. Entendê-las é o primeiro passo para buscar o equilíbrio dos nossos ecossitemas.

Fonte: NY Times, 27/09.

One Comment

  1. ToraXLlera says:
    domingo, junho 12, 2016 at 11:08am

    Awesome post.