O Projeto

Educação Ambiental para Crianças e Jovens no Mundo

O projeto Educação Ambiental para Crianças e Jovens no Mundo pretende criar  um elo entre as crianças e jovens do mundo inteiro em torno da valorização da natureza. Qualquer dano ao meio ambiente em qualquer lugar do mundo se reflete em alterações que são nocivas a todos como por exemplo, o aquecimento global.

O projeto informa sobre os temas ambientais, mas ao mesmo tempo diverte e motiva. Primeiro envolve o aluno com os problemas para depois explicar e por fim dar a motivação para praticar ações positivas para o meio ambiente.

O projeto ensina que a natureza é um bem comum a todos os habitantes do planeta e precisamos preservá-la para continuar nos desenvolvendo.

O Desafio

Os problemas ambientais representam o maior desafio do século 21. Temos que encontrar uma maneira inteligente de utilizar os recursos naturais de que ainda dispomos, ao mesmo tempo em que tentamos criar condições para  utilizar novos recursos.

Pensamos no longo prazo e em preparar as crianças e jovens de hoje para atuarem no futuro como jovens trabalhadores, empregadores ou empreendedores, conscientes do valor dos recursos naturais  e sabendo aproveitar estes recursos de forma sustentável.

O desenvolvimento sustentável depende da educação ambiental que ensina a utilização e a preservação dos recursos naturais, de forma a garantir a oportunidade de desenvolvimento também para as gerações futuras.

A Conscientização

O objetivo do projeto é a conscientização dos problemas ambientais na escola fundamental por meio de uma abordagem atraente para a criança, sem descuidar do conteúdo didático.

O projeto pretende formar uma geração de crianças e jovens, com uma nova mentalidade voltada para a preservação da natureza e o seu uso sustentável. Estas crianças e jovens estarão preparadas para influir junto ao seu meio de atuação social e motivar a mudança dos hábitos no sentido de preservar e proteger o meio ambiente.

As Versões

O projeto foi idealizado em três versões: o livro de ficção, a cartilha em quadrinhos e o DVD com animação.

Todas as três versões contam a história A Missão de Sofia no Planeta Terra”.

O projeto destina-se às crianças e jovens.  O projeto prevê um conteúdo didático complementar para todas as três versões: aulas complementares para cada capítulo da história contada no livro, na cartilha ou no DVD.

O Conteúdo Didático

O projeto valoriza o  ambiente como matéria do currículo escolar, tratando-o em todos os seus aspectos essenciais e atuais tais como:

  • A biodiversidade,
  • História da ação do homem no meio ambiente,
  • Florestas, desmatamento e desertificação
  • A sociedade de consumo e o lixo,
  • A herança da Revolução Industrial e o problema atual,
  • A energia e o problema das mudanças climáticas,
  • A água e o problema da escassez,
  • Ação pelo meio-ambiente,
  • O futuro ecológico e o desenvolvimento sustentável.

O projeto é coordenado pela autora do livro “A Missão de Sofia no Planeta Terra”, com mestrado com foco na globalização ( Master in Development Innovation and Change, MiDIC - Universidade de Bologna) e diploma em Gestão Ambiental (UFRJ).