O Projeto

Educação Ambiental para Crianças e Jovens no Mundo

O projeto Educação Ambiental para Crianças e Jovens no Mundo tem a missão de  criar um elo entre as crianças e jovens do mundo inteiro para valorizar a natureza. Qualquer dano ao ambiente em qualquer lugar do mundo se reflete em alterações que são nocivas a todos como por exemplo, o aquecimento global.

O projeto informa sobre os temas ambientais, mas ao mesmo tempo diverte e motiva. Primeiro envolve o aluno com os problemas para depois explicar e por fim dar a motivação para praticar ações positivas para o ambiente.

O projeto ensina que a natureza é um bem comum a todos os habitantes do planeta e precisamos preservá-la para continuar nos desenvolvendo.

O Desafio

Os problemas ambientais representam o maior desafio do século 21. Temos que encontrar uma maneira inteligente de utilizar os recursos naturais de que ainda dispomos e ao mesmo tempo em criar condições para  utilizar novos recursos.

Pensamos no longo prazo e em preparar as crianças e jovens de hoje para atuarem no futuro como jovens trabalhadores, empregadores ou empreendedores, conscientes do valor dos recursos naturais  e sabendo aproveitar estes recursos de forma sustentável.

O desenvolvimento sustentável depende da educação ambiental que ensina a utilização e a preservação dos recursos naturais, de forma a garantir a oportunidade de desenvolvimento também para as gerações futuras.

A Conscientização

O objetivo do projeto é a conscientização dos problemas ambientais na escola fundamental por meio de uma abordagem atraente para a criança, sem descuidar do conteúdo didático.

O projeto pretende formar uma geração de crianças e jovens, com uma nova mentalidade voltada para a preservação da natureza e o seu uso sustentável. Estas crianças e jovens estarão preparadas para influir junto ao seu meio de atuação social e motivar a mudança dos hábitos no sentido de preservar e proteger o ambiente.

As Versões

O projeto foi idealizado em três versões: o livro de ficção, a cartilha em quadrinhos e o DVD com animação.

Todas as três versões contam a história A Missão de Sofia no Planeta Terra”.

O projeto destina-se às crianças e jovens.  O projeto prevê um conteúdo didático complementar para todas as três versões: aulas complementares para cada capítulo da história contada no livro, na cartilha ou no DVD.

O Conteúdo Didático

O projeto valoriza o  ambiente como matéria do currículo escolar, tratando-o em todos os seus aspectos essenciais e atuais tais como:

  • A biodiversidade,
  • História da ação do homem no meio ambiente,
  • Florestas, desmatamento e desertificação
  • A sociedade de consumo e o lixo,
  • A herança da Revolução Industrial e o problema atual,
  • A energia e o problema das mudanças climáticas,
  • A água e o problema da escassez,
  • Ação pelo meio-ambiente,
  • O futuro ecológico e o desenvolvimento sustentável.

O projeto é coordenado pela autora do livro “A Missão de Sofia no Planeta Terra”, com mestrado com foco na globalização ( Master in Development Innovation and Change, MiDIC - Universidade de Bologna) e pós-graduação em Gestão Ambiental (UFRJ).