Escolas futurísticas
Que o futuro vai ser diferente do presente, ninguém tem dúvidas, mas como serão mesmo as cidades do futuro? E as escolas?
Um projeto da Lava e Arup recebeu elogios de uma competição na Austrália para um tipo de escolas do futuro. O objetivo era apresentar espaços sustentáveis para o ensino. Os espaços deveriam ser integrados com a paisagem e fazendo a ligação da escola ao ambiente, além de serem apropriados para pré-fabricação e customização.
As escolas do futuro seriam adaptadas de acordo com o clima do local.
Quando chovesse, a água da chuva no telhado é armazenada num reservatório. As salas de aula podem ser modificadas de acordo com os diferentes climas. Por exemplo, em climas temperados a água pode ser alimentada num sistema de tubagem radiante para criar massa térmita que ajudára a regular a temperatura interior.
Nos climas áridos, o arrefecimento evaporativo é empregado para ajudar a reduzir o consumo de energia em dias quentes, e no inverno o aquecimento no inverno é fornecido por coletores solares térmicos, os quais são ligados a uma caldeira de condensação. O telhado também usa película fina de células fotovoltaicas para a captação de energia solar.
Fonte: Treehugger, Lava.