Escolas futurísticas

Data / date: 12/02/12 Sem comentarios / No Comments

Que o futuro vai ser diferente do presente, ninguém tem dúvidas, mas como serão mesmo as cidades do futuro? E as escolas?

Um projeto da Lava e Arup recebeu elogios de uma competição na Austrália para um tipo de escolas do futuro. O objetivo era apresentar espaços sustentáveis para o ensino.  Os espaços deveriam ser  integrados com a paisagem e fazendo a ligação  da escola ao ambiente, além de serem apropriados para pré-fabricação e customização.

As escolas do futuro seriam adaptadas de acordo com o clima do local.

Quando chovesse, a água da chuva no telhado é armazenada num reservatório. As salas de aula podem ser modificadas de acordo com os diferentes climas. Por exemplo, em climas temperados a água pode ser alimentada num sistema de tubagem radiante para criar massa térmita que ajudára a regular a temperatura interior.

Nos climas áridos, o arrefecimento evaporativo é empregado para ajudar a reduzir o consumo de energia em dias quentes, e no inverno o aquecimento no inverno é fornecido por coletores solares térmicos, os quais são ligados a uma caldeira de condensação. O telhado também usa película fina de células fotovoltaicas para a captação de energia solar.

Fonte: Treehugger, Lava.