Dia da Árvore – 21/09/2016

Data / date: 16/09/16 Sem comentarios / No Comments

Araucaria, Mauá - RJ

A primeira árvore que surgiu foi a Archaeopteris, mas existe uma outra árvore que está na Terra há milhões de anos, desde a época dos dinossauros. É a nossa Araucária, também conhecida como pinheiro do Paraná. Seu nome tem origem na região Arauco do Chile central, onde vivem os índios Araucani.

Para os índios tupi-guarani do Brasil, ela é conhecida como curi e a cidade de Curitiba quer dizer “lugar com muitos de pinheiros”. Ela aparece mais na região do sul do Brasil  e hoje só crescem no sul do continente americano  e na Austrália e Nova Caledônia.

Há milhões de anos, antes da era do gelo, elas estavam na Antártida e junto com outras coníferas eram elementos dominantes nesta época. Uma planta conífera é a que se reproduz pelos seus cones ou pinhas. É um grupo de plantas muito antigo e atualmente há poucas espécies em comparação com as plantas com flores (angiospermas) que apareceram no fim da era jurássica.

A araucária foi muito explorada no século XX pela sua excelente madeira e suas sementes (pinhão) são comestíveis e muito apreciadas. Elas faziam parte da dieta dos índios que viviam no sul do Brasil. Atualmente, só sobraram cerca de 3% desse ecossistema. A araucária está na Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente de dezembro de 2014.

O trabalho de preservação da araucária tem sido difícil pela resistência dos produtores rurais da região onde se encontram que querem toda a terra para a sua produção.

Sua aparência única em forma candelabro mostra como é especial e perfeita para celebrar e iluminar este Dia da Árvore.

Fonte: Embrapa, Yuracuna, Pacific Horticulture by Wayne Armstrong