COP 17 – Conferência das Mudanças Climáticas 2011

Data / date: 29/11/11 Sem comentarios / No Comments

Conferência das Partes Durban África do Sul

A COP 17 está acontecendo em Durban, na África do Sul, com o lema “Salve Hoje o Amanhã”.  A reunião tem como objetivo debater sobre as mudanças climáticas. Estas mudanças estão ocorrendo principalmente por causa do aquecimento global, causado pelos gases de efeito estufa.

Nas últimas duas conferências da COP, em Copenhague (COP 15) e em Cancun (COP 16), não se chegou a um  acordo global para a redução de emissão de gases de efeito estufa.  Esta COP pretende colocar regras para as emissões dos gases nocivos ao meio ambiente. Em 2012, termina o acordo conhecido como Protocolo de Kyoto e é muito importante ter um novo acordo que regulamente as emissões e ajude a controlar a mudança do clima.

Outro tema importante é a participação dos países em desenvolvimento para controlar a poluição na atmosfera. No passado, estes países se recusaram a reduzir as suas emissões porque queriam continuar usando a energia dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo) para impulsionar a sua economia.

Os desastres causados pelas mudanças climáticas estão acontecendo com mais freqüência e mais impacto. Os países têm que chegar logo a um acordo para tomar decisões que ajudem a evitar mais desastres. No Brasil, na África do Sul, na Tailândia e muitos outros lugares, as inundações provocadas por chuvas torrencias deixaram as pessoas sem casa, sem emprego e sem o seu modo de vida.