Google igual às Nações Unidas

Data / date: 08/09/11 Sem comentarios / No Comments

O gigante da internet Google publicou pela primeira vez sua pegada ecológica: 1,5 milhões de toneladas de carbono! Segundo a empresa, os centros de dados consomem 50% menos energia do que a média da indústria. As emissões de carbono do Google são equivalentes ao que  da pegada as Nações Unidas gastam com o setor operacional.

A empresa afirma que o sistema G-mail pode ser 80 vezes menos poluente do que as alternativas tradicionais, pois o conjunto de servidores do Google é mais eficiente do que o servidor individual das empresas. O Google está conseguindo reduzir o uso de energia dos seus produtos e pretende comprar mais eletricidade das fontes renováveis.

O Google está consumindo energia mais do que antes porque cresce também o número de usuários e da sociedade dos serviços online. Imaginem como seria se todas as informações transmitidas pelos sistema de email  fossem enviadas por carta, como antigamente. Com certeza, a pegada ecológica do sistema de correios é muito maior, até porque o transporte de correspondência é feito por carros ou aviões, grandes consumidores de combustível.