O que é pegada ecológica?

Data / date: 10/08/10 1 comentario / 1 Comment

Se você acha que pegada ecológica é uma brincadeira de pega-pega ou uma gozação sobre o meio-ambiente, está por fora!Pegada ecológica ou ecological footprint é a marca que deixamos na natureza ao consumir os seus recursos naturais. É a medida do nosso impacto sobre o ambiente: a quantidade de terra produtiva e de água que utilizamos para produzir o que consumimos e mais o espaço que precisamos para colocar o nosso lixo.

Resumindo, podemos dizer que a pegada ecológica é a quantidade de “natureza” que precisamos para nos sustentar. E aí tudo vai depender do estilo de vida: quanto maior o consumo de um país, maior deve ser a sua pegada ecológica.

O cálculo da pegada ecológica é feito em hectares globais. Leva-se em conta a quantidade de espaço biologicamente produtivo utilizado e a quantidade do que se produz para o consumo da população daquele país ou região. Alguns países produzem muito, mas como têm pouco espaço estão com um ‘déficit ecológico’. Outros com abundância de recursos possuem uma ‘reserva ecológica”, como é o caso da Nova Zelândia.

A China com 1.3 bilhões de habitantes precisa de 2 bilhões de hectares globais para o consumo da sua população , enquanto os Estados Unidos com 300 milhões de habitantes requer 7.2 bilhões de hectares para sustentar seu atual estilo de vida.
Se não encontrarmos um equilíbrio entre o que tiramos da natureza e o que podemos repor, a Terra não será suficiente para sustentar as necessidades das gerações futuras.

Fonte: apostila Pós-Graduação Gestão Ambiental UFRJ

One Comment

  1. LoydLNollman says:
    domingo, junho 12, 2016 at 9:09am

    I’m not sure where you’re having your info, but great topic.
    I must spend time learning more or understanding more.
    Thank you for great information I was looking
    for this info for my mission.