Clima e tempo: qual a diferença?

Data / date: 03/02/11 1 comentario / 1 Comment

O dia está muito quente e alguém arrisca: “Dever ser o aquecimento global.” Mas será que a mudança de clima é a  causa daquele dia tão quente? Pode ser ou não.

Então é bom saber a diferença entre tempo e clima. O tempo se refere ao que acontece na atmosfera num determinado momento e inclui a temperatura, a chuva e a umidade. O tempo varia de acordo com a região do mundo e pode mudar de repente. O Rio de Janeiro pode amanhecer com sol e ter uma chuva à tarde. Quem estuda o tempo é a meteorologia. A previsão do tempo é feita para alguns dias apenas, pois as condições atmosféricas estão sempre mudando.

O clima é o conjunto das condições da atmosfera em determinado local por um período longo ou muitos anos. O clima se refere a um padrão que ser repete. O clima no pólo norte é muito diferente do clima de uma país próximo à linha do equador, onde sol está mais próximo da Terra, com maior calor.  Os dias quentes são característicos de várias regiões do mundo, mesmo antes do aquecimento global.

Quando falamos em mudanças climáticas estamos dizendo que o padrão do clima para todo o planeta mudou. A temperatura média em todo o planeta ficou mais alta e por isso falamos em aquecimento global. O clima está diferente, com maiores contrastes: chuvas fortes e secas severas.

One Comment

  1. ReidOKeeny says:
    segunda-feira, maio 23, 2016 at 10:48am

    It’s really a great and useful piece of information. I’m satisfied that
    you just shared this helpful information along with us.
    Please stay us current this way. Thanks for sharing.