O que é Overshoot Day ou Dia do Excesso?

Data / date: 08/09/10 Sem comentarios / No Comments

É o dia do ano  em que o ser humano começa a tirar mais da natureza para as suas necessidades de consumo  do que  ela consegue repor.  No dia 27 de Setembro de 2011, a demanda pelos recursos naturais  passou a exceder a capacidade da natureza de repor os recursos utilizados. Houve uma pequena melhora em relação a 2010, quando a data aconteceu no dia 21 de Agosto.

Todo o ano o Global Footprint Network faz o cálculo de quando este dia vai acontecer.Em 2009, foi no dia 25 de setembro. Isso quer dizer que os estoques da natureza terminaram mais rápido em 2010 porque consumimos mais no período anterior. Precisamos nos preocupar em repor o que tiramos.

Uma forma simples de “economizar natureza” é comprar produtos da região onde  moramos. O Reino Unido exportou 131.000 toneladas de chiclete para a Espanha e a Espanha mandou de volta para o Reino Unido 125.000 toneladas de chiclete. Quando compramos produtos locais, economizamos o  combustível que seria gasto com transporte e evitamos danos ao meio ambiente!