Carbono zero ou Carbono neutro?

Data / date: 10/08/10 1 comentario / 1 Comment

O meio ambiente traz novas propostas e até quem acha que sabe muito, fica na dúvida com tanta novidade.

São novos termos que aparecem como resultado da pesquisa científica e das descobertas tecno-ecológicas (aí já vai uma!). Carbono zero e carbono neutro ainda são desconhecidos do público em geral. Carbono zero quer dizer ausência de emissões de dióxido de carbono para produzir energia. Uma casa “carbono zero” não utiliza eletricidade, gás, querosone ou qualquer combustível fóssil para funcionar. Também não poderia ter uma lareira alimentada com lenha, pois a queima da madeira libera o gás carbônico, conhecido como CO2.

Uma casa  é considerada “carbono neutro” quando ela ainda usa algum tipo de combustível fóssil, mas possui um sistema de compensação para as emissões de carbono. Algumas cidades na Alemanha, por exemplo, ainda usam o gás para cozinhar, mas já possuem um sistema de energia eólica (dos ventos), que compensa as emissões nocivas ao meio ambiente.

Algumas situações podem trazer confusão. Uma casa pode ainda se dizer carbono neutro, mesmo se usar a lenha para o churrasco. Isto é possível porque a quantidade de CO2 que está sendo liberada com a queima já foi compensada com o período de crescimento da árvore. O total de CO2 na atmosfera depois da queima da madeira é o mesmo de antes da árvore ser plantada. A árvore cortada terá que ser então replantada. Caso contrário, o processo não poderá ser considerado “carbono neutro”.

One Comment

  1. PhillipZNine says:
    domingo, julho 10, 2016 at 1:45pm

    It’s remarkable to pay a visit this site and reading the views of all friends regarding this post, while I am also eager
    of getting know-how.