Cúpula Um Planeta
Começou hoje 12/12 em Paris o One Planet Summit , Cúpula Um Planeta, marcando o segundo aniversário do Acordo de Paris em 2015. O acordo deu impulso aos investimentos para combater o aquecimento global.
A comissão europeia anunciou fundos de 9 bilhões de euros para agir contra a mudança climática e medidas dos governos, dos negócios e investidores visam atingir os objetivos do Acordo de Paris.
Os fundos da União Europeia são direcionados para as cidades sustentáveis, energia limpa e agricultura sustentável.
A União Europeia e seus estados membros são os maiores provedores do mundo das finanças climáticas, com o total de 20 bilhões de euros destinados aos países em desenvolvimento no ano passado.
Outras medidas reveladas na conferência retirada parcial de investimentos em combustíveis fósseis de grandes companhias como a seguradora Axa o banco ING e governos locais que se comprometem para melhorar objetivos para cortar emissões de gases de efeito estufa.
O Banco Mundial prometeu eliminar a maioria dos seus financiamentos para petróleo e gás até 2019 e publicou mais dados dos impactos dos seus investimentos nas mudanças climáticas.
O grupo também formou uma parceria com a Aliança Global de Prefeitos, com o objetivo de fornecer US $ 4,5 bilhões para as cidades se adaptarem aos efeitos das mudanças climáticas.
Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo, também se juntou às promessas, prometendo que sua fundação filantrópica Bill & Mellinda Gates dedicaria US $ 300 milhões (£ 225 milhões) para ajudar os agricultores mais pobres do mundo a se adaptarem aos efeitos das mudanças climáticas.
Fonte: The Guardian