Paris, COP 21 : um acordo para as novas gerações!

Data / date: 16/12/15 Sem comentarios / No Comments

Aconteceu! A reunião imaginada no livro A Missão de Sofia no Planeta Terra para decidir o futuro do planeta aconteceu de verdade em Paris.

Os jovens não participaram dela como conta a história do livro, mas a reunião tinha justamente como objetivo garantir um futuro para crianças e jovens e todas as novas gerações. Representantes de 195 países defenderam o direito das novas gerações de viverem com segurança na Terra.

Como no livro, o houve muitas lágrimas e emoção quando o acordo foi anunciado! Os líderes globais levantaram seus braços de mãos de dadas em comemoração enquanto alguns choravam de emoção, mostrando o quanto era importante se chegar a um resultado. O acordo, descrito por muitos como o mais difícil, o mais complicado e o mais importante para humanidade  terá efeito a partir de 2020 e será revisto a cada 5 anos.

Precisávamos colocar um limite no aquecimento global causado principalmente pelos combustíveis fósseis que provocam mudanças do clima com muitos prejuízos para os seres humanos e a natureza do planeta. Inundações, secas, furacões são consequências do aumento de temperatura.

Na parte mais importante do texto do acordo, podemos ler:

“Retendo o aumento da temperatura global  abaixo dos 2O C e acima dos níveis pré-industriais e perseguir esforços para limitar o aumento em 1.5o C acima dos níveis pré-industriais, reconhecendo que isto reduziria significativamente os riscos e impactos das mudanças climáticas. “

O Gráfico mostra que se não fizermos nada, vamos chegar  na linha azul de 4.5O C com consequências fatais. Se continuarmos como estamos, o aquecimento será de 3.5O , o que colocará em risco grande parte da humanidade, mas de dimuirmos as emissões de gases de efeito de estufa para 2.5O C na linha verde, podemos viver bem no nosso planeta.

Acreditamos que o mais importante foi o fato de 195 países se unirem diante de uma causa comum, sem medo de ameaças terroristas. Com coragem, com organização e com a consciência de que o mundo precisa mudar para Energia Renovável e Limpa!

Fonte: Tunza (The Guardian, BBC)