Hora da Mudança
Um grupo de cientistas líderes mundiais e especialistas em desenvolvimento sustentável, faz um chamado para mudanças urgentes nas políticas e instituições que a humanidade possa enfrentar as crises ambientais e melhorar o bem-estar humano.
O grupo é formado por ganhadores do Prêmio Planeta Azul, Blue Planet Prize e se reuniu em Londres para finalizar um trabalho que será lançado na reunião do Programa Ambiental da ONU do Conselho do BCE em Nairobi em 20-22 de Fevereiro.
O documento Ambiente e Desafios do Desenvolvimento: o Imperativo de Agir propõe soluções transformadoras para o ambiente:
· Mudança de comportamento
· Mudanças políticas
· Mudanças tecnológicas
O documento chega antes da conferência Rio+20 que marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio Cúpula da Terra).
“Os desafios que o mundo enfrenta hoje precisam ser tratados imediatamente, se quisermos resolver o problema das alterações climáticas, perda de biodiversidade e pobreza”, diz Bob Watson, que é o consultor chefe científico do Departamento do governo britânico para Meio Ambiente.
Achim Steiner, Sub-Secretário Geral e Diretor Executivo do PNUMA, disse:
“O documento dos laureados Blue Planet desafiará os governos e a sociedade como um todo a agir para limitar as mudanças climáticas induzidas pelo ser humano, a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços dos ecossistemas, a fim de assegurar alimentos água, energia e segurança humana…”
O prêmio Planeta Azul foi estabelecido em 1992 pela Asahi Glass Foundation em reconhecimento por realizações que se destacassem na pesquisa científica e aplicação que ajudaram a prover soluções para os problemas ambientais globais.
O nome do prêmio foi inspirado pelo comentário “a Terra é azul”, pronunciado pelo primeiro ser humano que foi ao espço, o astronauta russo Yuri Gagarin.
Fonte: Unep