Hora da Mudança

Data / date: 12/02/12 Sem comentarios / No Comments


Um grupo de cientistas líderes mundiais e especialistas em desenvolvimento sustentável, faz um chamado para mudanças  urgentes nas políticas  e instituições que  a humanidade possa enfrentar as crises ambientais e melhorar o bem-estar humano.

O grupo é formado por ganhadores do Prêmio Planeta Azul, Blue Planet Prize e  se reuniu  em Londres para finalizar um trabalho que será lançado na reunião do Programa Ambiental da ONU do Conselho do BCE em Nairobi em 20-22 de Fevereiro.

O documento Ambiente e Desafios do Desenvolvimento: o Imperativo de Agir propõe soluções transformadoras para o ambiente:
·         Mudança de comportamento

·         Mudanças políticas

·         Mudanças tecnológicas

O documento chega antes da conferência Rio+20 que marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio Cúpula da Terra).

Os desafios que o mundo enfrenta hoje precisam ser tratados imediatamente, se quisermos resolver o problema das alterações climáticas, perda de biodiversidade e pobreza”, diz Bob Watson, que é o consultor chefe científico do Departamento do governo britânico para Meio Ambiente.

Achim Steiner, Sub-Secretário Geral e Diretor Executivo do PNUMA, disse:

“O documento  dos laureados  Blue Planet desafiará os governos e a sociedade como um todo a agir para limitar as mudanças climáticas induzidas pelo ser humano, a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços dos ecossistemas, a fim de assegurar alimentos água, energia e segurança humana…”

O prêmio Planeta Azul foi estabelecido em 1992 pela Asahi Glass Foundation em reconhecimento por realizações que se destacassem na pesquisa científica e aplicação que ajudaram a prover soluções para os problemas ambientais globais.

O nome do prêmio foi inspirado pelo comentário “a Terra é azul”, pronunciado pelo primeiro ser humano que foi ao espço, o astronauta russo Yuri Gagarin.

Fonte: Unep