O que são PFAS?

Data / date: 26/05/22 Sem comentarios / No Comments

PFAS (substâncias per e polifluoroalquil)  são químicos feitos pelo homem que não degradam. Eles são encontrados em muitos produtos que usamos  como embalagem de alimentos, panelas não aderentes, roupas impermeáveis, ceras para o piso,  aparelhos eletrônicos, entre outros.

Já se sabe que os PFAS não fazem bem para saúde, mas pesquisadores ainda estão avaliando seus efeitos no ser humano e no ecossistema. Estudos identificaram que  estes químicos trazem problemas como câncer, danos no fígado, diminuição da fertilidade e aumento do risco de asma e doenças da tireóide.

O Estado de Massachussets está processando 15 empresas que poluíram água potável, águas subterrâneas e outros recursos naturais com PFAS, causando milhões de dólares em danos. Agora estão sendo processados para reparar os recursos naturais e paguem os custos de fornecer água potável para os moradores.

Ainda não podemos prescindir dos PFAS porque são usados ​​em medicamentos que salvam vidas. São resistentes ao fogo, à corrosão e à água. Eles prolongam a vida útil de produtos como fluidos hidráulicos.  São muito eficazes para apagar incêndios de petróleo que é um dos males do planeta.

A questão é como gerenciar o risco até que possam ser substituídos.

Fontes: Ecowatch , Inogen Alliance, Silent Spring Institute.