O que é custo ambiental?

Data / date: 11/02/22 Sem comentarios / No Comments

CUSTO AMBIENTAL é quanto custa para manter o equilíbrio dos ecossistemas e os serviços proporcionados por esses sistemas como ar puro,  fornecimento de água e de alimentos.
As atividades econômicas contribuem para a deterioração dos recursos naturais e colocam em risco a continuidade desses serviços.
A monocultura destrói a biodiversidade de um ecossistema e empobrece o solo pelo uso de agrotóxicos. No longo prazo, ocorre a degradação  desta área e leva tempo e dinheiro para recuperar.
Os custos ambientais são custos relacionados com a deterioração real ou potencial dos ativos naturais devido às atividades econômicas.
Podemos diferenciar  2 tipos de custo ambiental:
  • Custo por danos: ocorre pelas consequências de impactos ambientais diretos como a degradação da terra ou poluição do ar pelas usinas de carvão. Este custo é na sua maior parte causado por empresas públicas ou privadas.
  • Custo defensivo: é o custo real para prevenir ou neutralizar potenciais os danos ao ambiente. Refere-se também aos gastos para compensar ou reparar os efeitos negativos das atividades  econômicas. Esses custos podem incluir gastos para o bem-estar de pessoas que sofreram com os impactos ambientais, como por exemplo, o caso do rompimento da barragem de Brumadinho, explorada pela companhia brasileira Vale do Rio Doce.
Com o  aumento da população global, a preservação e a restauração dos recursos naturais é essencial para a qualidade de vida do ser humano no planeta e no longo prazo para sua própria sobrevivência.
O projeto Geração-Restauração é a resposta para o problema ambiental.

Fonte: OECD , Enviromental Costs