5 de Setembro – Dia da Amazônia

Data / date: 05/09/19 Sem comentarios / No Comments

img 1000 dias por toda América

No dia 5 de setembro de 1850 D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, atual Estado do Amazonas. Hoje esta data é escolhida para conscientização da importância que a Amazônia tem para o planeta.

A Amazônia tem enorme importância para a vida humana no planeta por causa da sua  biodiversidade e da sua função de reguladora do clima. Ao contrário do que se diz a Amazônia não é “os pulmões do mundo”, pois absorve quase todo o oxigênio que produz. A floresta Amazônica presta muitos serviços aos seres humanos e fornece plantas e ervas que são utilizadas na fabricação de medicamentos e cosméticos. Cientistas acham que conhecemos apenas uma pequena parte dessa variedade de espécies e o desmatamento pode destruir espécies que ainda nem foram descobertas.

A Amazônia tem papel fundamental no equilíbrio do clima regional e do planeta. Ela é conhecida pela formação dos rios voadores e a quantidade de água que vai para atmosfera é maior do que a do próprio Rio Amazonas! O rio é a maior reserva de água doce do planeta e no Rio Negro, seu maior afluente, foram catalogadas 450 espécies de peixe. A floresta também é lar para 70% das espécies animais que vivem no Brasil.

São tantas as riquezas da Amazônia que preservar a região não é uma opção, mas uma obrigação!

Saiba mais sobre as florestas na PlanetAtivo – AULA 4 .

Fonte: IBGE, Wikipedia