22 de Abril – Dia da Terra – Aniversário PlanetAtivo

Data / date: 19/04/18 Sem comentarios / No Comments

O lançamento do Livro A Missão de Sofia no Planeta Terra aconteceu há 8 anos e marcou o início do Projeto PlanetAtivo. De lá para cá, foram muitas as experiências para cumprir com a missão de educar e informar sobre o ambiente.

Desde o início a proposta do PlanetAtivo foi tornar acessível às crianças e jovens a compreensão dos problemas do ambiente. O livro A Missão de Sofia no Planeta Terra é uma história de ficção que ensina e diverte ao mesmo tempo.

Este foi o instrumento do Projeto durante os anos que estivemos atuando junto aos jovens no programa Jovens Aprendizes no Camp. As aulas consistiam na leitura do livro seguidas da explicação do  assunto  do ambiente correspondente ao capítulo.

As atividades complementavam o ensino com jogos, maquetes e passeios. Quem não se interessava sobre o ambiente começou a se conscientizar e fazer a mudança para melhor. Na última etapa do aprendizado e para complementar um assunto não abordado no livro, fizemos o projeto Pão&Salada que tinha como objetivo conscientizar sobre alimentação. A idéia era substituir o lanche processado com sanduíches naturais e salada com produtos orgânicos: beringela, abobrinha, cenoura, ricota e também o pão! Os alunos experimentaram a diferença do sabor do alimento comum para o alimento orgânico sem agrotóxicos e se informaram sobre os seus benefícios com vídeos e debates.

Fizemos várias doações de livros para escolas e projetos e para o público em geral, como no Museu do Amanhã.

A página do Projeto PlanetAtivo no Facebook veio ampliar o público alvo e motivar as mudanças com informações relevantes e campanhas de conscientização.

Desenvolver, Inovar e Mudar pelo conhecimento é a nossa proposta no sentido de valorizar a natureza e preservar o ambiente.

Elizabeth A Ramos