A história de Rigu com final feliz

Data / date: 13/02/18 Sem comentarios / No Comments

Safi Organics

Era uma vez um rapaz chamado Rigu que morava no Quênia, um país com pequena colheita de produtos agrícolas no mundo. A região depende da chuva e sofre com as secas. Há ainda o aumento de temperaturas causado pelas mudanças climáticas e instabilidade do clima.

Rigu sofria com esta situação na plantação de milho que começou logo após terminar a universidade. Um dia em 2014, Rigu foi em viagem ao centro comercial de arroz em Mwea e ali teve uma ideía. Em frente ao processador de arroz, havia montes de palha da casca que é separada dos grãos durante a colheita.

Muitos dos montes eram incendiados e o processo libera poluentes tóxicos! Rigu viu nesta situação a oportunidade de aproveitar o desperdício e transformá-lo em algo economicamente viável.

Foi quando Rigu inventou o Safi Sarvi, usando um processo transforma a palha num composto orgânico. Ele compra as cascas de arroz, de milho e de outros resíduos agrícolas de uma rede local de processadores de arroz por preço baixo. Depois queima os resíduos lentamente e adiciona uma mistura de calcário e outros ingredientes vegetais para criar o fertilizante. Ele vende de volta aos agricultores locais o produto e quem usa o produto está satisfeito porque viu seus rendimentos agrícolas aumentarem em 30% e até 50%.

Fonte: Smithsonian.com