China e União Europeia declaram guerra contra os plásticos

Data / date: 16/01/18 Sem comentarios / No Comments

GettyImages_amostra microplastico

Chegou janeiro de 2018 e a partir de agora a China proibiu a importação de milhões de toneladas de plásticos. Chega de lixo importado, lixo só o nacional!

Seguindo esta decisão, a União Europeia adota um plano urgente de eliminação dos plásticos e até 2030 toda embalagem plástica deverá ser reutilizável ou reciclável. É preciso mudar a mentalidade dos europeus e quem causar danos ao ambiente, vai pagar por isso.

Uma das armas da guerra é colocar nas ruas da Europa acesso à água filtrada para reduzir o consumo de água em garrafa Pet!  Como disse o vice presidente da comissão da União Europeia, “um produto plástico descartável leva 5 segundos para ser produzido, é usado por 5 minutos e leva 500 anos para se desintegrar de novo”.

E o que usamos de canudos!? Muitos acabam nos oceanos e se continuar assim, vamos ter mais plástico do que peixes daqui há 50 anos. Cientistas acharam uma enorme quantidade de microplástico no fundo dos três oceanos Índico, Atlântico e Mediterrâneo e estudam o impacto que pode haver para os ecossistemas.

Controlar o consumo dos plásticos é urgente e melhor ainda se conseguirmos substituir o plástico por outros materiais.

Fonte: The Guardian (16/1/2018)