COCOON: sucesso para plantar árvores!

Data / date: 08/08/17 Sem comentarios / No Comments

Cocoon, Land Life Company

Coccon é uma tecnologia inovadora para o plantio de árvores e plantas em áreas desertas. O equipamento permite revitalizar ecossistemas e atender às necessidades das comunidades.

O custo é 10 vezes mais barato do que o sistema tradicional de plantio e depois do plantio não é necessário irrigar ou cuidados especiais.

As vantagens que fazem o sucesso da tecnologia:

Reservatório de água – o recipiente é de material reciclado e 100% biodegradável. Só vai se degradar quando a planta já tem raízes suficientes para alcançar a água dos lençóis freáticos.

  • Fungos micorrízicos – são adicionados ao solo que envolve as raízes da  planta para aumentar a área de absorção de superfície das raízes. Além disso, liberam enzimas no solo que dissolvem nutrientes difíceis de capturar, como nitrogênio orgânico, fósforo e ferro. Estes fungos estão presentes em 90% das florestas naturais e bosques e formam uma relação  simbiótica com as raízes.
  • Proteção da árvore – um abrigo cilíndrico é colocado ao redor da árvore para proteger a planta contra o sol, ventos dessecantes e animais menores que se alimentam da planta jovem.

A tecnologia foi inventada pelo engenheiro holandês Jurriann Ruys e é produzido pela sua empresa Land Life, que quer dizer Terra Vida. O cocoon já foi implementado em vários países como Malawi, Peru, China, Chile, Grécia, Israel e Dubai.

Mesmo nos ambientes mais inóspitos, existem algumas árvores e plantas que crescerão e até frutificarão. As plantas nativas são as mais indicadas porque já se adaptaram ao solo, ao clima e outros aspectos da região.

Fonte: Land Life, Planet Ark (3/8/17).