COP 22 – Marrakesh

Data / date: 08/11/16 Sem comentarios / No Comments

Começou ontem  7/11 a COP 22, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em Marrakesh, no Marrocos.

O Acordo de Paris foi ratificado por 100 países. Isso quer dizer que os 100 países concordaram em fazer valer o que está escrito. O objetivo do acordo é que a economia mundial possa se desenvolver dentro do conceito de sustentabilidade, sem emitir gases nocivos ao ambiente.

Na reunião de Marrakesh os 5 pontos chaves que estão em debate são:

1. Aumentar os cortes das emissões de carbono. Para o aumento de temperatura não ultrapassar 1.5o C é preciso agir para cortar mais emissões.

2. Finalizar o oconjunto de regras estabelecidos para implementar o Acordo de Paris até 2018. As regras incluem:

  • Como os países podem prestar contas das emissões
  • Como vão concordar em avaliar a adequação das suas metas em 2018 e depois
  • Como os países vão contabilizar suas finanças seguindo adiante nas metas

3. Um conjunto de decisões e compromissos para garantir que países pobres e vulneráveis  obtenham apoio para implementar seus próprios planos e lidar com os impactos das mudanças climaticas.

4. Prosseguir no caminho para realizar os planos de transformação de longo prazo até 2050 para reduzir as emissões, construir resiliência e transferir finanças. Estes planos sinalizam para o público e para empresas e financeiras que a eliminação gradual dos  combustíveis fósséis está em curso e que os bilhões investidos em carvão, petróleo e gás mudarão para as energias renováveis, para alcançar um sistema energético com zero carbono.

5. Revisão do acordo feito em Varsóvia há 3 anos, referente a Perdas & Danos. Dar forma a um plano de trabalho para os próximos cinco anos  com soluções práticas para aqueles que já sofrem perdas e danos devido aos impactos das alterações climáticas.

Fonte: United Nations News Centre,