Um edifício todo em madeira

Data / date: 04/10/16 Sem comentarios / No Comments

Wood Innovation Center, Canada

A idéia de se usar madeira para as construções urbanas está crescendo de forma consistente. O arquiteto Michael Green é um dos defensores desta idéia e construiu um edifício todo em madeira no Canadá, o Centro de Inovação de Design em Madeira, Wood Innovation Design Centre. O edifício  é utilizado como o local de encontro para pesquisadores, acadêmicos e profissionais de design que buscam idéias para usos inovadores da madeira.

O edifício é a mais alta e moderna construção toda em madeira e já sendo copiado por outros empreendedores. O projeto exigiu pesquisa de engenharia e testes para provar a segurança e o valor das técnicas para uso da madeira na construção. Ao contrário do que se pode pensar, a madeira é resistente ao fogo e no caso de incêndio o processo é lento e imediatamente detectado por aparelhos sensíveis ao fogo.

Michael Green acredita que a madeira é um material especial que as pessoas gostam de tocar e que nos conecta com a natureza. A madeira é o único material que cresce com a energia do sol e ao  capturar o dióxido de carbono da atmosfera , a árvore  contribui para equilibrar a mudança do clima provocada pelas emissões de CO2 .

O arquiteto nos propõe a idéia de “cultivar a nossas casas”, com a agricultura de florestas. Ele defende que o uso da madeira nas construções é uma maneira de incentivar  a exploração sustentável de florestas com o manejo correto do corte de árvore e uso da água. Bem mais leve do que o aço, o transporte da madeira gasta menos energia. A construção em madeira acontece dentro de uma fábrica, onde as peças são montadas, erguidas e fixadas no local, o que economiza custos e tempo.

Outros edifícios altos em madeira começam a surgir no mundo numa corrida que pode ser  a solução dos problemas de moradia e urbanização e ainda contribuir para a preservação da natureza. Nas palavras do arquiteto Defit Wijava, “Isto é o futuro, isto é arquitetura pura … respirar ar fresco e tocar a natureza, isto é tudo”.

Fonte: CNN Style, Wood Innovation Center.

Forte, edifício residencial na Austrália

Pavilhão de Reflexões, construção flutuante, Zurich -CNN

Ponte em Green Village, Bali