Pronta para emprestar – roupa sustentável

Data / date: 18/07/16 Sem comentarios / No Comments

photo sharewear.se

Um produto sustentável é o que  foi fabricado pensando no desenvolvimento sustentável ou preservação dos recursos naturais. Desde o início de 2016, uma iniciativa na Suécia vem se preocupando com o mercado de roupas sustentáveis. É a coleção “ready-to-share”, co-criada pelos designers mais importantes da Suécia, como Filippa K, Hope, ,Casa de Dagmar, Nikolaj d’ETOILES, Whyred e outras.

O objetivo é compartilhar as peças da coleção de roupas no Instagram. A primeira pessoa a comentar um item pode pedir emprestada a peça por uma semna. No final da semana o item é respostado no Instagram e novamente emprestado. E assim sucessivamente.

Esta forma alternativa de adquirir uma roupa vai poupar enorme quantidade de materia prima (fios, linhas, tecidos, metais etc) e recursos naturais (energia e água) usados na fabricação das roupas . Além disso vai diminuir a quantidade de roupas que são descartadas na Suécia e que poderiam ser recicladas ou  reaproveitadas. O projeto cria conscientização não só na Suécia, mas no mundo inteiro, já que estamos todos interligados pela web.

O programa faz parte da Democreativity Initiative, Iniciativa de Democreatividade na Suécia, uma plataforma projetada para promover e criar idéias sobre um novo tema a cada ano. Este ano o foco é criatividade e sustentabilidade na indústria da moda.

O mais legal é que esta forma de obter as roupas satisfaz a necessidade do consumidor de ter alguma coisa nova ou diferente do que está no seu guarda roupa.  Preservando mais o ambiente!

Fonte: Treehugger.