As 20 cidades mais poluídas do mundo

Data / date: 22/05/16 Sem comentarios / No Comments

Segundo a Organização Mundial da Saúde OMS, os fatores ambientais  são  a maior causa das doenças e seus impactos afetam principalmente idosos e crianças entre a população mais pobre.

A poluição aumentou 8% nos últimos 5 anos. A Organização Mundial da Saúde, World Health Organization calcula que a poluição seja a causa de 3 milhões de mortes prematuras a cada ano.

Dados coletados entre 2011 e 2015 revelam que 98% das cidades com mais de 100.000 habitantes não conseguem ter qualidade de ar, de acordo com o padrão da OMS.

A cidade mais poluída do mundo é Onitsha na Nigéria, África. Seus níveis estão 30 vezes acima ao recomendado pela OMS. Em segundo lugar está, Peswar no Paquistão, seguida por Zabol, no Irã. Estas cidades estão em países cuja economia cresce rapidamente e estão localizadas no Oriente Médio e Ásia.

Quatro das cidades mais poluídas estão na Nigéria, três na Arábia Saudita e três na India.

A China tem apenas uma cidade na lista das mais poluídas:

Entre as mega-cidades, com mais de 14 milhões de habitants, Delhi e Cairo têm os mais altos níveis de poluição urbana.

Com a piora da qualidade de ar, aumenta o risco de enfarto, doença do coração, cancer de pulmão e doenças respiratórias crônicas, incluindo asma para a população que convive com este nível de  poluição. As matérias particuladas  originadas da poeira, fumaça e fuligem penetram no organism causando as doenças.

O gráfico mostra as cidades de acordo com o índice de matéria particulada.

Fonte: World Economic Forum (05/2016), Wall Street Journal.