Dia da Terra 2016

Data / date: 23/04/16 Sem comentarios / No Comments

22 de abril de 2016 -  175 líderes mundiais assinaram o Acordo de Paris, na sede das Nações Unidas no Dia da Terra.

O Secretário-Geral Ban Ki-moon disse que o próximo passo crítico é garantir que o acordo para a ação global sobre mudança climática entre em vigor o mais rapidamente possível .

“Hoje é um dia histórico,” disse Mr. Ban aos repórteres em uma conferência de imprensa após a cerimónia do evento de assinatura de abertura. “Este é, de longe, o maior número de países a assinar um acordo internacional num único dia.”

De acordo com o chefe da ONU, não há dúvida de que a comunidade internacional está determinada a tomar medidas para combater as mudanças climticas. Ele também congratulou-se com a forte presença do setor privado e da sociedade civil, dizendo que “são cruciais para realizar a grande promessa do Acordo de Paris.

O objetivo do acordo é limitar o aumento da temperatura global a menos de 2 graus Celsius. O acordo entrará em vigor 30 dias após 55 países, representando 55% das emissões de gases de efeito estufa depositarem seus instrumentos de ratificação.

De acordo com Ban Ki-moon Será mais fácil  e mais rápido se os Estados Unidos e a China ratificarem. Eles respondem por quase 40% das emissões. “Eu farei tudo para que o Acordo de Paris entre em vigor o mais cedo possível”, disse.