O que é o pré-sal?

Data / date: 22/03/16 Sem comentarios / No Comments

22 de março – Dia da Água. Proteja os oceanos.

Pré-sal  são camadas geológicas que se formaram antes do sal e se acumulam acima da camada do sal. Elas ficam antes do “sal”. Quando o petróleo encontrado acima das camadas de sal acabou, começou o interesse pela camada pré-sal.

No final de 2007, uma grande reserva de petróleo foi encontrada a 300km da costa brasileira, entre os estados de Espírito Santo e Santa Catarina.  A camada brasileira de pré-sal foi criada há 160 milhões de anos e fica entre 5.000  e 7.000 metros  abaixo do solo marítimo, embaixo da camada de sal de 2.000m.

Além da alta profundidade do mar e das condições difíceis de trabalho no oceano, o maior desafio para geólogos e engenheiros foi justamente  acessar a reserva nesta profundidade.

O petróleo é um combustível fóssil que joga gases de efeito estufa na atmosfera, causando o aquecimento global e mudanças climáticas, além de afetar a saúde humana.

A exploração do pré-sal é ruim para as pessoas e para o planeta e muito arriscada pois o petróleo se encontra na faixa entre 7.000 e 8.000 metros!

Fonte: Pre-Salt.com, Idel Waisberg, img Petrobrás