A COP 21 – em Paris 30 Novembro-11 Dezembro

Data / date: 05/09/15 Sem comentarios / No Comments

We're counting on you! Contamos com você!

Tudo começou em 1992, com a Rio-92 ou Convenção do Rio, quando foi adotado o Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, United Nations Framework on Climate Change, UNFCCC. O objetivo era um quadro de ação para estabilizar as emissões dos gases nocivos ao ambiente, os gases de efeito estufa (GEE). O quadro possui atualmente 195 partes ou países participantes.

A cada ano acontece a Conferência Anual das Partes , a COP, para revisar a implementação da Convenção Quadro. Em 2015 acontece a COP 21, em Paris. Desta vez, é para valer.  Pela primeira vez em 20 anos, as Nações Unidas visam um acordo universal do clima, válido para todos os países e com vínculo jurídico. O objetivo é manter o aquecimento global abaixo dos 2o C.

Esta será uma das maiores conferências internacionais já realizadas no país e a França vai desempenhar um papel de liderança internacional. São esperados cerca de 50.000  participantes, incluidno 25.000 delegados oficiais de governo, organizações intergovernamentais, agências da ONU, ONGs e sociedade civil.

Grandes empresas do setor de petróleo e gás vão fazer de tudo para bloquear um acordo. Por isso é importante participar com as nossas opiniões e fazer as nossas escolhas com consciência.