Em vez de plástico ou isopor, cogumelos!

Data / date: 12/05/15 Sem comentarios / No Comments

Sabemos que tanto o plástico quanto o isopor são materiais que têm impacto no ambiente. Ambos são materiais que não são absorvidos pela natureza e liberam substâncias químicas no ambiente.

Uma nova solução existe com ouso de materiais feitos com subprodutos da agricultura e com fibras de cogumelo ou mycelium. O mycelium é uma cola natural, auto-aglutinadora que funciona bem para absorver os resíduos do lixo e produzir materiais que não causam dano ao ambiente.

É um material que pode ser cultivado em qualquer substrato, inclusive no  lixo e totalmente biodegradável. É só deixar crescer numa cavidade preenchida com materiais como palha.   Pode ser moldado em qualquer forma e portanto serve para fazer qualquer tipo de embalagem.

O uso do mycelium foi adaptado para uso industrial por uma pequena empresa na cidadezinha de Green Island no estado de  Nova York. A Ecovative Design foi  fundada por dois jovens, depois da sua graduação. Segundo o fundador, “é a empresa líder em aplicar a tecnologia mycelium, na fabricação de materiais estruturais… Nossas soluções são bioadaptáveis, tiradas do kit de ferramentas  dos recursos renováveis do planeta.”