Alface para dar e vender!

Data / date: 18/07/14 Sem comentarios / No Comments

Utilizando apenas 1% de água, se comparada com uma fazenda no campo, esta fazenda interior utiliza lâmpadas LED e o sistema de hidroponia para produzir alface 2,5 vezes mais rápido.

Para o futuro,  o cultivo de alimentos em fábricas faz muito sentido, com o uso da tecnologia para construir linhas de produção eficientes que funcionam como a natureza e fazem crescer a biomassa com luz, água e minerais.

Transformar edifícios industriais em fábricas agrícolas em áreas urbanas sem espaço para a produção ao ar livre pode ser uma solução para construir um sistema alimentar sustentável.

Na província de Miyagi, no leste do Japão,  o fisiologista  Shigeharu Shimamura mostra como isso pode ser feito dentro de uma antiga fábrica de semicondutores da Sony Corporation. Esta é hoje a maior fazenda do mundo interior iluminada por LEDs.  Com uma dimensão de  25 mil metros quadrados, a fábrica produz 10 mil cabeças de alface por dia. Todos os dias.

A perda é estimada em apenas 10% da produção, enquanto nas plantações convencionais chega a 30-50%. As luminárias LED foram desenvolvidas pela GE e emitem comprimentos de onda de luz ideais para o crescimento. As LEDs foram projetas para serem finas o suficiente de forma a caber no espaço entre as prateleiras de plantas e ao mesmo tempo permanecer num ambiente de alta umidade. A iluminação é uniforme para todas as plantas.

Shimamura diz: “Finalmente, estamos prestes a iniciar a industrialização agrícola real”, que será alimentar 10 bilhões de pessoas.

Fonte: Tree hugger, 10/7/014.