O que é biomimética ou biomimetismo?

Data / date: 29/10/13 1 comentario / 1 Comment

By Shantanu_Kuveskar - Wikipedia commons

Biomimética ou biomimetismo (de bios que significa vida e mimesis que significa imitar) é uma nova disciplina que estuda as melhores idéias da natureza para depois imitá-las. O objetivo é usar os processos da natureza para resolver os nossos problemas.

A idéia central é que a natureza , imaginativa por necessidade, já resolveu muitos dos problemas que estamos enfrentando.

O trem bala japonês foi inspirado no comportamento do “kingfisher” (pescador-rei). Eiji Nakatsu, engenheiro-chefe do trem e um ávido observador de pássaros encontrou a resposta para fazer um trem que não fizesse muito barulho no comportamento do pássaro. A modelagem da frente do trem foi feita como o bico do pássaro que mergulha em corpos de água para pescar sem salpicar muita água e  significou não só um trem silencioso, mas uma economia  de 15% menos eletricidade, mesmo que com uma velocidade 10% maior.

Animais, plantas e micróbios são engenheiros experientes. Eles descobriram o que funciona, o que é apropriado e, mais importante, o que permanece aqui na Terra. O biomimetismo ensina: após 3.8 bilhões de anos de pesquisa e desenvolvimento, o que não deu certo virou fóssil e o que nos rodeia é o segredo para a sobrevivência.

Nós, seres humanos estamos imitando os melhores organismos adaptados em nosso habitat. Estamos aprendendo,  por exemplo, a forma de aproveitar a energia como uma folha , o cultivo de alimentos como uma pradaria, a construir cerâmica como um abalone, a automedicar como um chimpanzé, a criar cores como um pavão , a computar como uma célula  e gerir uma empresa como uma floresta de nogueiras.

A imitação consciente da genialidade de vida é uma estratégia de sobrevivência para a raça humana , um caminho para um futuro sustentável. Quanto mais funcionarmos igual  ao mundo natural,  mais provavelmente continuaremos a viver nesta casa que é nossa, mas não só nossa.

One Comment

  1. BrynnAElkins says:
    segunda-feira, maio 23, 2016 at 12:23pm

    Hi there, just became alert to your website through Google,
    and located that it’s really informative. I’m gonna look out
    for brussels. I am going to be grateful should you continue this later on. Numerous individuals
    will be took advantage of your writing. Cheers!