Prêmio para jovens da Indonésia

Data / date: 25/06/13 Sem comentarios / No Comments

Uma equipe de estudantes do ensino médio da Indonésia ganhou 10.000 mil dólares, concorrendo ao prêmio Volvo Adventure com 400 equipes de jovens entre 13 e 16 anos.

O projeto vencedor promove  recursos alternativos de alimentos e meios de subsistência para as comunidades pesqueiras afetadas pela degradação dos recifes de coral e as costas na ilha.

Os alunos observaram que o lixo marinho e outros resíduos da sua comunidade estavam danificando os recifes de corais próximos, um habitat importante para algumas espécies de peixes comerciais. Com a diminuição dos números de peixes, barcos de pesca foram obrigados a viajar longas distâncias para o mar, levantando preocupações de segurança, devido a um aumento em condições meteorológicas extremas na região.

Os jovens começaram a promover uma alternativa alimentar sustentável ​​para as comunidades pesqueiras locais. Eles estabeleceram um “eco-jardim” , usando os resíduos orgânicos coletados durante  as limpezas costeiras para fazer o composto.

O segundo prêmio, junto com a quantia de  U$ 6.000, foi para a  Newland House School em Twickenham, Reino Unido. O projeto é sobre o uso correto da pressão dos pneus que pode reduzir o consumo de combustível em até 4% e prolongar a vida útil dos pneus . Os alunos começaram a mudar isso por meio de uma campanha de conscientização em cooperação com a cadeia de supermercados Sainsbury e também pressionaram líderes políticos.

A escola Camden Hills Regional High School, de Maine nos EUA ganhou o terceiro prémio, e um prêmio US $ 4.000. A escola levantou fundos (US $ 516.000) para uma turbina de vento para poder ajudar a sua escola com energia limpa e trabalhou com os moradores locais para incentivá-los a apoiar o projeto. A turbina fornece agora 10 % das necessidades energéticas da escola, que os alunos esperam aumentar para 20 % nos próximos cinco anos. Os alunos também iniciaram um grande movimento para a eficiência energética na escola.

O Prêmio Tunza Pequenos Começos, concebido para projetos replicáveis ​​que têm o potencial de fazer uma grande diferença para a sustentabilidade  foi apresentado por Sishu Griha Montessori e a Escola Superior de Bangalore, na Índia. O estudante  demonstrou que a redução do ajuste de brilho de uma tela de computador ou monitor pode, quando ampliadas em todo o mundo,  reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono.

Fonte: UNEP, Estocolmo 19/06/2013.