O que é “fracking”?

Data / date: 07/05/13 Sem comentarios / No Comments

Imagem: IPT

“Fracking” “fraccing” ou “fracing”é uma técnica usada para liberar gás natural ou outras substâncias para a extração e utilização econômica.


O faturamento hidráulico ou hydraulic fracturing é a propagação de fraturas numa camada de rocha  por um fluído pressurizado. Algumas fraturas hidráulicas se formam naturalmente e podem criar canais com petróleo ou gás que vêm de reservatórios de rochas.

Para fragmentar a rocha são usados tubos que contém água e químicos e fazem pressão sobre a rocha até quebrarem ou fraturarem a rocha. É como um mini terremoto. Pela porosidade, injeta-se também areia em quantidade suficiente para manter o canal aberto e permitir a condução do gás.

O fracturing pode provocar impactos ambientais sérios com prejuízo para a saúde humana pela contaminação dos canais subterrâneos, danos à qualidade do ar e migração de gases e produtos químicos para a superfície. Na Europa o fracking está proibido em alguns países e nos EUA há um intenso debate cercando a exploração por fracking pelos danos já causados.

Com o fracking não há água, trabalho, não há vida. Na perfuração da rocha para obter o gás são injetados de 10 a 70 milhões de litros de água potável e um verdadeiro coquetel da morte, composto por mais de 700 produtos tóxicos, cancerígenos e radioativos, que se espalham por fissuras e chegam ao meio ambiente – lençol freático, aquíferos, enfim”, afirma Ilan Zugman.

O maior problema é que o fracking está chegando ao Brasil!

Fonte citação: Diário do litoral.