Domingo ecológico nos canais de Veneza

Data / date: 17/04/13 Sem comentarios / No Comments

Domingo dia 14 de abril, não havia nenhuma lancha transitando no Grande Canal em Veneza. Só gôndolas dirigidas pelos gondoleiros. Um silêncio bem vindo.

A cidade que é uma das lindas do mundo tem o seu futuro ameaçado e a proibição aos barcos com motor tenta reverter esta situação. O excessivo volume de tráfego nos canais está causando deterioração na cidade.

O motivo da proibição é chamar atenção para a necessidade de formas mais s sustentáveis ​​de transporte nas famosas vias navegáveis  de Veneza. Vários barcos não poluentes e movidos a bateria estavam em proibição durante a exibição que durou das 10 horas da manhã às 15 horas.

O representante da Italia Nostra que trabalha para preservar o património da cidade, disse:  “Esperamos que a proibição torne os venezianos mais conscientes de como a encantadora cidade poderia ser, se insistirmos em barcos apenas com energia elétrica”.

Ambientalistas dizem que os motore de dois tempos usados nas embarcações  são um problema particular em termos de volume de fumaça e do cheiro que produzem.

Acredita-se que o teor ácido da poluição esteja acelerando a erosão dos edifícios medievais da cidade, que já estão afundando na lagoa – um processo exacerbado pelas correntes constantes causadas pelo grande número de navios que passam através dos canais principais.

Fonte: Jornal britânico Independent, 14/4