O que é Carbono Azul?

Data / date: 01/01/13 1 comentario / 1 Comment

Carbono azul é o carbono ou CO2  armazenado e seqüestrado em ecossistemas costeiros. Se você prestar atenção aos manguezais,  à vegetação de restinga ou aos pântanos alagados por marés salgadas, poderá ver o carbono depositado nos solos ou como sedimentos abaixo da vegetação.

Estes ecossistemas aquáticos ou “azuis” podem sequestrar tanto ou mais carbono quanto os que ficam na superfície terrestre, como as florestas tropicais.

A vantagem em relação aos ecossistemas terrestres é que  o sequestro do CO2 é muito mais rápido (até 100 vezes mais) e pode continuar  por centenas de anos. Na verdade, investir no Carbono Azul é uma solução para o problema das mudanças climáticas,  suas inundações:

  • limita a erosão das encostas.
  • berçários para peixes
  • habitats para pesca e turismo
  • materiais para construção
  • ingredientes para medicamentos

Em compensação, quando são degradados ou destruídos jogam ainda mais carbono na atmosfera devido à oxidação da biomassa e solo orgânico.

Diante da perda de muitos desses ecossistemas  e das consequências para o agravamento do aquecimento global e das mudanças climáticas, surgiu o Projeto Blue Carbon ou Carbono Azul, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, United Nations Environment Programme, UNEP.

Fonte: Blue Carbon Portal, Blue Carbon Initiative, Blue Carbon Project.

One Comment

  1. ReidWKingdon says:
    terça-feira, junho 21, 2016 at 3:07pm

    Heya i am just for the first time here. I found this board
    and so i find It really useful & it helped me out
    much. I hope to provide something back and help others as if
    you aided me.