Pescaria humanitária ganha prêmio Dyson

Data / date: 10/11/12 Sem comentarios / No Comments

Dan Watson, jovem designer  britânico recebeu o prêmio

James Dyson Awardwhich , soluções de design criativas para os problemas globais. O designer criou uma rede de arrasto para a pesca mais “humana” que previne os peixes pequenos de serem pegos e contribui para uma pesca mais sustentável.

40%  da população do mundo depende de peixe para se alimentar, mas a cada ano 27 milhões de toneladas de peixe são jogados fora mortos porque são muito pequenos. Muitas das espécies descartadas são também as mais ameaçadas.

O sistema SafetyNet ajuda a reduzir a captura  e o descarte dos peixinhos juvenis, ameaçados de extinção. O sistema é baseado em uma série de anéis de escape para os peixes que podem ser instalados em uma rede de pescador de traineira.

Os  anéis de escape mantém as malhas da rede abertas, e um anel de luz simples age como um sinal de saída de emergência. A luz torna os anéis mais visíveis e estimulam reações de fuga dos peixes, orientando-os para fora. Todos os dispositivos eletrônicos são alimentados por um sistema de colheita de energia testado a bordo.  Uma vez que os pescadores encaixam os dispositivos para as suas redes que eles nunca têm que pensar sobre eles novamente. Quando o arrasto chegar ao fim da sua vida útil, os Anéis de Escape podem ser removidos e encaixados numa nova rede!

Dê uma olhada no vídeo !

Fonte: Guadian.co.uk, James Dyson Award.

Fotografia: SafetyNet