Se as árvores falassem …

Data / date: 20/09/12 Sem comentarios / No Comments

1o. Lugar Dia da Árvore!

… como nós, o que diriam? Acho que falariam assim:

Olá pessoal, não nos levem a mal, mas estamos muito zangadas com os a ignorância dos seres humanos! Então, não sabem que o vai acontecer se acabarem com a gente? Não imaginam como vão sentir a nossa falta?

Somos nós que lhe damos o ar que respiram. Retiramos da atmosfera o malvado CO2 e o transformamos no essencial oxigênio. Protegemos vocês do calor do sol e do vento forte.  Enriquecemos os solos onde nascem todo o tipo de plantas e abrigamos a famosa biodiversidade.

Somos  casa para insetos, pássaros, esquilos, macacos e tantos outros animais! Fornecemos madeira, substâncias químicas, sementes e frutos que são muito úteis para o desenvolvimento da humanidade. Alimentamos vocês, os animais e ainda cuidamos da nossa própria alimentação.

Em grande número, formamos  as  florestas! Regulamos o clima e  protegemos os mananciais hídricos:  os rios, as lagoas, os  olhos d água e os poços.  Quem pode viver sem água?

Quem pode viver sem nós, as árvores? Estamos aqui desde o início da vida. Somos os maiores organismos em tamanho e ninguém vive mais do que nós. Imaginem que uma de nós está fazendo 4.800 anos!

Do alto da nossa idade e em nome da nossa sabedoria, pedimos:

Não nos maltratem  e não nos abatam. Cuidem de nós porque não conseguimos imaginar a vida sem vocês!”

P.S. Tem gente que sabe disso e fizeram uns desenhos da gente muito legais!