Como o vinho pode acabar com salmão?

Data / date: 28/08/11 Sem comentarios / No Comments

Na natureza, todos os ecossistemas funcionam interligados numa grande rede, como a internet.

O desequilíbrio de um dos ecossistemas pode trazer os efeitos mais inesperados em outro. É o que está acontecendo no Condado de Sonoma nos Estados Unidos por causa dos vinhedos.

Ao plantar uvas para fazer  vinho, os proprietários dos vinhedos estão consumindo muita água do Russian River e  ameaçam a espécie de salmão coho . Para prevenir as geadas, os vinhedos ainda utilizam um método de pulverizar as plantas que utiliza milhares de litros de água por dia. Em rios pequenos, esta técnica pode deixar o leito seco em alguns trechos.

A espécie do salmão coho está sofrendo com o problema da água e muitos peixes já morreram. Numa ocasião, 25.000 peixes bebês foram mortos!

Para resolver a situação, o Conselho Hídrico do Estado que é responsável pela água está preparando regras rigorosas para proteger os peixes. Os donos dos vinhedos não estão gostando da situação, especialmente porque acham que se preocupam com o meio ambiente.

No verão, há relatos de que o nível da água baixa, sem nenhuma relação com o tempo. Quando o nível da água fica baixo nos locais de reprodução não há condições para os peixes procriarem.

Quanto mais vinhedos, menos água, menos corredores de vida selvagem e menos biodiversidade. Para fazer a agricultura do vinho árvores são cortadas e há menos espaço para outras espécies de plantas e animais.

Vinho é bom, mas não pode destruir os ecossistemas.

Fonte: NY.Times, Jacoba Charles