O que é cadeia alimentar?

Data / date: 06/07/11 1 comentario / 1 Comment

Todas as coisas vivas precisam de alimento para ter energia para se mover e crescer.

Cadeia alimentar  é uma  corrente que liga várias espécies que vivem num mesmo ambiente. Cada espécie está ligada à outra espécie por uma necessidade básica: o alimento. Uma espécie pode servir de alimento à outra. O alimento é que vai fornecer a energia para o outro ser continuar vivo.

Alguns animais comem plantas e outros animais comem outros animais. Por exemplo, uma cadeia alimentar liga  árvores-arbustos-girafas-leões:  as girafas comem árvores e arbustos e os leões comem as girafas. Cada elo nesta corrente é a comida para o outro elo. Uma cadeia alimentar sempre começa com uma planta e termina com um animal, lembre-se disso!

A cadeia alimentar é formada por elos, como uma corrente. O primeiro elo é o dos vegetais que usam a luz sol para produzir alimento (açúcar) a partir do dióxido de carbono e da água, no processo de fotossíntese.  Como são os primeiros a usar a luz do sol, são chamados produtores.

Animais não podem produzir a sua comida e tem que comer plantas ou outros animais. Eles são chamados de consumidores. Há 3 grupos de consumidores :

  1. Herbívoros (ou consumidores primários): animais que comem só plantas.
  2. Carnívoros  secundários: comem outros animais herbívoros                                                                                               Carnívoros terciários: comem outros animais carnívoros.

Por exemplo, as baleias comem focas que comem peixes pequenos que comem fitoplâncton.

3. Onívoros: animais e pessoas que comem tanto animais quanto plantas.

Há também o grupo dos decompositores (cogumelos e bactérias) que se alimentam de matéria em decomposição. Eles têm uma função importante, pois aceleram o processo que libera sais minerais de volta para a cadeia alimentar para serem absorvidos pelas plantas como nutrientes.

Produtores, consumidores e decompositores são elos da cadeia alimentar.

Na natureza diversas cadeias alimentares se encontram interligadas, formando as teias alimentares.

One Comment

  1. eduarda says:
    quinta-feira, abril 28, 2016 at 6:07pm

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii