Dia Mundial das Aves Migratórias

Data / date: 22/05/11 Sem comentarios / No Comments

Nos dia 14 e 15 de maio celebra-se o World Migratory Bird Day, o Dia Mundial das Aves Migratórias. Um dia para lembrar de milhares de aves que cruzam os céus nos seus movimentos migratórios ligando diferentes ecossistemas e países distantes. Na costa da Namíbia na África chega a andorinha preta que viajou desde a  Holanda ou a Ucrânia. No Brasil chegam aves do Hemisfério Norte que voam até 20.000 km desde os pontos de reprodução no Pólo Norte.

As aves entram no Brasil principalmente pela costa Atlântica e  pela Amazônia, atravessam a região central através do Pantanal até alcançarem o sul do continente, em direção à Patagônia (Argentina e Chile), seu principal objetivo.

As aves partem do seu lugar de origem em busca de comida e de condições mais seguras para procriarem, na luta pela sobrevivência. Calcula-se que a migração atual seja de 50 bilhões de pássaros, ou 19% do total das 10.000 espécies. O problema é que a cada ano, diminuem os habitats naturais onde as aves terminarão sua jornada. Alguns destes habitats desapareceram completamente por causa de atividades com a  mineração ou por causa do desmatamento.

Estes habitats são as moradias para cada uma das espécies nesta época de migração, como se fosse um lugar de férias e de onde retornam para as suas casas depois deste período. Sem estes habitats, as espécies podem ficar sem comida e desaparecer também.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou recentemente um site para para divulgar a data e conscientizar sobre o problema:

http://www.worldmigratorybirdday.org/