Alerta do IPCC – Já ultrapassamos 1o C!

Data / date: 16/10/18 Sem comentarios / No Comments

A culpa é nossa se o aquecimento do planeta chegou a 1o. Desde a Revolução Industrial estamos contribuindo para o atual aquecimento e se continuarmos assim vamos chegar a 1,5o C entre 2030 e 2052. Que idade você, seus filhos ou netos vai ter nessa data?

Para parar o aquecimento, temos que diminuir as emissões de CO2 em 45% em relação a 2010 até 2030 e depois chegar a ZERO em 2050. Além disso, temos que encontrar uma maneira de retirar o CO2 – dióxido de carbono – da atmosfera por meio do reflorestamento, sequestro de carbono no solo ou avanços tecnológicos que permitam a captura direta de carbono da atmosfera.

Deixar o petróleo enterrado no chão é uma imposição. A meta é conseguir que as energias renováveis sejam responsáveis por 70-85% do uso de eletricidade.

Mesmo no limite de  aquecimento a 1,5 ° C , estamos sujeitos:

  • calor extremo,
  • seca e
  • chuvas fortes

Tudo isso prejudica a agricultura, o abastecimento de alimentos e água, a saúde humana e os oceanos. Um exemplo seria a invasão de insetos transmissores de doenças para áreas onde houve aumento das temperaturas, trazendo doenças como a dengue.

O último relatório do IPPC , International Panel of Climate Change, Painel Internacional da Mudanças Climáticas  recomenda que as mudanças nunca antes feitas sejam realizadas rapidamente, com grande alcance em todos os aspectos da sociedade.