Paróquia Solar – Uma iniciativa iluminadora

Data / date: 10/08/18 Sem comentarios / No Comments

Está acontecendo em Sousa, uma cidade no estado da Paraíba, nordeste brasileiro. O padre católico Paulo Diniz iniciou o projeto Paróquia Solar inspirado no Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si “Sobre o cuidado de nossa casa comum”.
A iniciativa economiza os custos da eletricidade convencional e fornece mais recursos para projetos sociais. “Pagávamos cerca de 4.000 reais (US $ 1.070) por mês pela eletricidade e esse custo caía para cerca de 300 reais”, afirma o padre que é responsável pela paróquia de Sant’Ana, em Sousa, que agora merece o nome “ Paróquia Solar.

O sistema foi inaugurado em julho passado e os painéis fotovoltaicos instalados no telhado do Centro Paroquial geram energia para a igreja e o centro, que inclui escritórios, auditórios e uma arena de esportes coberta.
O padre Paulo tem uma mensagem importante: “É mais do que uma questão de energia, é uma questão de estar em sintonia com o Laudato Si”. É o reconhecimento do desejo de preservar nosso presente abençoado: a Terra.

Fonte: IPS News

Img: Projeto Semi-Árido Solar