Terra Sobrecarregada – Dia 1 de Agosto

Data / date: 31/07/18 Sem comentarios / No Comments

Quantas pessoas a Terra pode sustentar? A cada ano somos mais gente habitando o planeta e estamos consumindo mais recursos naturais do que a natureza tem capacidade de se regenerar.

A partir do dia 1/8/2018 não poderíamos consumir mais nada, mas vamos continuar usando os recursos naturais para fabricar produtos e consumir. O planeta não tem tempo para se recuperar e um dia se continuar assim, vai acabar.

Seria preciso um outro planeta quase do tamanho da Terra para satisfazer o consumo dos 7 bilhões de habitantes e já sabemos que não existe outro planeta igual ao nosso sistema solar.  Estamos em dívida com o planeta porque gastamos mais do que podemos.

Em 1970 começamos a criar a nossa dívida com o aumento da população e a necessidade de mais coisas na nossa vida. Em 1988, o Dia da Sobrecarga foi no dia 15 de outubro e em 2008 foi no dia 15 de agosto. Em 2018 consumimos tudo o que podíamos de terra, carbono, água, alimentos e madeira em apenas 212 dias.

A natureza sofre porque não tem tempo de se recuperar e nós sofremos as consequências com a seca e falta d’água, destruição dos solos e clima imprevisível sem as estações com inverno que parece verão e verão com dias insuportáveis de calor e incêndios que queimam florestas!

Se substituirmos 50% do consumo de carne com dieta vegetariana, podemos economizar 5 dias de natureza e transferir o Dia da Sobrecarga para o dia 6 de agosto.  As indústrias podem fazer ainda mais só com melhorias de eficiência na produção. Sim, é possível reverter, mas o tempo é curto!

PlanetAtivo