22 de março – Dia Mundial da Água 2018

Data / date: 14/03/18 Sem comentarios / No Comments

COMO PODEMOS DIMINUIR AS ENCHENTES, AS SECAS E A POLUIÇÃO

A resposta está na Natureza.

Precisamos preservar os sistemas da natureza que nos dão a água, plantando árvores, não desmatando e conservando as águas limpas.

Temos que plantar árvores para recuperar as florestas. Temos que reconectar os rios às planícies e também restaurar os mangues e zonas húmidas. Em resumo, precisamos devolver à natureza as condições para continuar a produzir e a nos fornecer água!

22 de MARÇO DIA DA ÁGUA é para valorizar a importância da água. O tema deste ano escolhido pela ONU é “Natureza para a Água”. As soluções para os desafios do século 21 vem da natureza.

FATOS IMPORTANTES

Demanda de água:

• 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso aos serviços seguros de água para beber.

• Em 2050, a população terá aumentado e a demanda mundial da água também vai aumentar. Segundo alguns cálculos o aumento pode ser mais de 30%.

A agricultura é a atividade que mais consome água =  70% do uso global da água, principalmente para irrigação.

• A indústria consome 20% da água do planeta com energia e fabricação de produtos.

•  As pessoas e as suas casas consomem os restantes 10%. Para beber água, consumimos menos que 1%.

Qualidade da Água

• Hoje, cerca de 1,9 bilhões de pessoas sofrem com a escassez de água. Em 2050, este número pode aumentar  para cerca de 3 bilhões de pessoas.

Cerca de 1,8 mil milhões de pessoas bebem de  uma fonte de água sem proteção contra contaminação de fezes humanas.

• Globalmente, mais de 80% das águas que nós usamos (águas residuais) volta para o meio ambiente sem ser tratado ou reutilizados.

Clima e Ambiente:

O número de pessoas em risco de inundações é projetado para aumentar de 1,2 bilhão para cerca de 1,6 bilhões em 2050 – cerca de 20% da população mundial. Hoje, cerca de 1,8 bilhões de pessoas são afetadas pela degradação da terra e pela desertificação. Pelo menos 65% das terras florestais estão em estado degradado.

• Cerca de 64-71% das zonas húmidas naturais foram perdidas desde 1900 como resultado da atividade humana.

• A erosão do solo de terras agrícolas carrega de 25 a 40 bilhões de toneladas de solo sérico  todos os anos, reduzindo o rendimento das culturas e a capacidade do solo para regular a água, o carbono e os nutrientes. O escoamento, contendo grandes quantidades de nitrogênio e fósforo, também é um dos principais contribuintes para a poluição da água.