Você quer água?
Todo mundo quer porque precisa. Não podemos viver sem água, mas as mudanças climáticas estão criando eventos drásticos como secas e enchentes que prejudicam o fornecimento da água. Não chove onde tem que chover.
Então, se você quer água, vale lembrar:
1- Plante árvores porque elas reciclam o oxigênio que respiramos e absorvem a água que é devolvida para a atmosfera em forma de transpiração. Ao chegar à atmosfera, a água evaporada vai se transformar na chuva de que tanto precisamos.
2- Coma menos carne. Uma das causas do desmatamento é a derrubada das florestas para criação de gado. Um quilo de carne de boi consome entre 13.500 e 20.700 litros de água. Para piorar, o boi solta gases do tipo metano que vão aquecer ainda mais a atmosfera e provocar as mudanças climáticas.
3- Combata o desmatamento e a desertificação. O aparecimento de desertos acontece com o desaparecimento das florestas. Sem as florestas não há água e o solo fica degradado, seco e pobre. Quase nada cresce aí. A degradação do solo já afeta um terço da superfície da Terra e coloca em risco a vida de mais de um bilhão de pessoas.
4- Seja um consumidor consciente. Todo produto utiliza água na sua fabricação. É o que chamamos de água virtual. Um computador consome 1.500 quilos de água porque os materiais usados na sua fabricação precisam de várias lavagens em água muito pura. Gasta-se mais água para fabricar um computador do que uma geladeira.
5- Consuma alimentos orgânicos. Segundo estudos realizados pela Universidade de Cornell, a agricultura orgânica conserva mais água no solo provoca menos erosão, mantendo a qualidade do solo. O alimento orgânico é produzido com adubo composto, sem pesticidas ou fertilizantes. Os produtos químicos contaminam os lençóis de água e ficamos com menos água para beber.
6 – Não espere a água acabar para começar a mudar.
Um 2015 com Água suficiente para todos nós!