Dia da Terra 2019 – Espécies que precisam de nós!

Data / date: 25/04/19 Sem comentarios / No Comments

O tema do Dia da Terra 2019 é Proteja as Nossas Espécies. Precisamos nos conscientizar sobre espécies ameaçadas pelo aquecimento global e mudanças climáticas.  O projeto Earth Day Network analisou dez espécies que precisam muito da nossa ajuda. Olhem só como são importantes:

1. ABELHAS E INSETOS

Abelhas e insetos diminuíram muito. Eles são polinizadores e sem eles as plantas não florescem e frutificam.

2. PÁSSAROS

Há menos 40% de pássaros do que em épocas anteriores. São eles que dispersam as sementes das plantas e árvores.

3. CORAL REEF

É uma das espécies que mais sofrem com as mudanças climáticas e 65% estão ameaçadas. Eles são alimentos para outras espécies marinhas.

4. ELEFANTES

Eles tem um papel fundamental para fertilizar as savanas e preparar o terreno para espécies menores.

5. PEIXES E CRUSTÁCEOS

Eles reciclam os nutrientes da água e são vitais para manter a base do ecossistema marinho. São fonte de alimento para o ser humano e outros animais marinhos.

6. GIRAFAS

Também diminuíram em 40%. Como os elefantes, elas espalham sementes através

7. MACACOS GRANDES

Gorilas, chipanzés, orangutango e bonobos sofrem muito impacto nos anos recentes. Eles também são semeadores que ajudam a manter a vegetação na área onde habitam. Sem eles, as árvores não crescem.

8. TARTARUGAS MARINHAS

As tartarugas também sofreram uma perda dramática no último século. Muitos projetos tentam recuperar este dano. Elas ajudam a reciclar os nutrientes nos oceanos e nas praias.

9. TUBARÕES

Algumas espécies de tubarões já diminuíram 90%! Eles fazem o equilíbrio do ambiente marinho ao se alimentar de espécies de tamanho médio que por sua vez se alimentam de outras menores. Sem os tubarões poderia haver um colapso da cadeia alimentar.

10. BALEIAS

Estes imensos animais tem diminuído em número e são nossos aliados para limitar o aquecimento global. Seus excrementos servem de alimentos para os fitoplanctons que capturam carbono da atmosfera.