3 de Março – 1o Dia Mundial da Vida Selvagem

Data / date: 08/03/14 Sem comentarios / No Comments

A Vida Selvagem tem estado ameaçada pelas ações ilegais dos seres humanos que fazem o contrabando de animais selvagens e espécies raras de plantas. Para lembrar da importância da vida selvagem  a ONU –  Organização das Nações Unidas escolheu a data 3 de Março para celebrar O Dia Mundial da Vida Selvagem, com início neste ano de 2014.

O nosso planeta  é local de imensa biodiversidade, com muitas formas de vegetação  selvagem que formam  a nossa flora e uma enorme quantidade de animais que constituem a nossa fauna.

Temos 3 grandes motivos para cuidar da Vida Selvagem:

1. Promover a Biodiversidade: as diversas espécies de plantas fazem parte de uma cadeia alimentar que sustenta um ecossistema como uma floresta tropical. Se eliminarmos uma espécie de planta, outras serão afetadas e todo o equilíbrio da floresta está em risco.

Muitos medicamentos e produtos de higiene pessoal são extraídos destas florestas tropicais.

2.  Conservar o Habitat Natural

Cada animal tem seu habitat natural que é o local ao qual pertence a sua espécie  e que tem as condições ideais o seu desenvolvimento . Protegendo os habitats naturais estamos protegendo a vida selvagem nas suas diversas formas.

A conservação dos habitats naturais é essencial para os seres humanos porque fornecem serviços essenciais como a água limpa e fresca

Os parques nacionais são uma forma de conservar o habitat natural da flora e fauna.

3. Conservar os  Animais Selvagens

A diversidade da fauna também tem o seu papel. Cada animal serve de alimento para outro animal. Cada um tem o seu papel na vida selvagem.

Animais que estão no topo da cadeia alimentar como o tigre e o leão ajudam a equilibrar a população de animais herbívoros que se alimentam da vegetação.

Os elefantes influenciam diretamente na formação das florestas e sua densidade. Eles podem alterar a paisagem. Nas florestas tropicais abrem clareiras que possibilitam a regeneração de árvores. Nas savanas, reduzem a quantidade de arbustos e criam espaços para uma variedade de animais que precisam de áreas livres para pastar.