11 de julho – Dia da População Mundial

Data / date: 11/07/12 Sem comentarios / No Comments

No dia 11 de julho de 1987, a população mundial atingiu a marca de cinco bilhões de pessoas e a o Fundo das Nações Unidas da População (FNUAP) decidiu reconhecer a data como o Dia Mundial da População.

Desde o aparecimento dos seres humanos, a população do mundo está sempre crescendo e cada vez mais rapidamente. A população do mundo levou quase 2.000 anos para chegar ao primeiro bilhão, mas depois começou a crescer muito mais rápido!

Dos primeiros seres humanos até 1804 – 1 bilhão de pessoas no mundo:

1927 – 2 bilhões de pessoas

1960 – 3 bilhões

1964 – 4 bilhões

1987 – 5 bilhões

1999 – 6 bilhões

2011  - 7 bilhões!

O aumento populacional aconteceu porque o progresso trouxe muitos avanços para a medicina e as pessoas têm uma vida mais saudável. Há mais oportunidade de curar as doenças e as pessoas vivem por mais tempo.

A população do mundo está sempre crescendo, mas a tendência é crescer mais devagar. Isto é bom para o planeta porque as pessoas consomem muitas coisas e para produzir estas coisas, precisamos usar os recursos naturais. Se a população cresce mais devagar, a natureza tem mais tempo para se recuperar e produzir novos recursos.

Somos 7 bilhões de pessoas que precisam de água limpa para matar a sede, solos bons para plantar alimentos, energia para fazer funcionar as máquinas que usamos e materiais para fabricar tudo o que consumimos.

Em 2011, para chamar a atenção para estas necessidades,  o  Fundo das Nações Unidas para População (FNUAP) lançou uma campanha chamada 7 bilhões de ações. Isto quer dizer, que para cada habitante no planeta, uma ação tem que feita para garantir a vida e o futuro deste habitante.