Iniciativa Equador

Data / date: 31/03/12 1 comentario / 1 Comment

Enquanto políticos debatem sobre o crescimento sustentável, comunidades em todo mundo se organizam e agem para melhorar as suas vidas de forma sustentável.

A Inciativa Equador/Equator Inicitative anunciou este mês os nomes dos vinte e cinco grupos de comunidades que receberão o  Prêmio Equador 2012Equator Prize 2012, . Estas comunidades estão dando contribuições excepcionais para o desenvolvimento sustentável. Os vencedores foram selecionados em 113 países do mundo em desenvolvimento.

A iniciativa  é uma parceria que reúne a ONU, os governos, a sociedade civil, as empresas e organizações regionais para empreender soluções de desenvolvimento sustentável para as pessoas, para a  natureza e para as comunidades.

O prêmio está comemorando seu aniversário de 10 anos este ano e haverá uma cerimônia especial  para os vencedoresdurante  a Rio + 20 no Desenvolvimento Sustentável. Os vencedores estão relacionados de acordo com as regiões no mundo.

Ásia e Pacífico:

Chunoti Comitê de Co-Gestão/Chunoti Co-Management Committee : proteção do Chunoti Wildlife Sanctuary, santuário de vida selvagem.  Coordena patrulhas de voluntários e reinveste  as receitas do ecoturismo em projetos de obras de conservação e da comunidade. O grupo criou um modelo de líder de área protegida de sucesso co-gestão em Bangladesh.

Kangmei Instituto de Desenvolvimento Comunitário e Marketing/Kangmei Institute of Community Development and Marketing na  China promove o cultivo de plantas medicinais e técnicas de cultivo de ervas. Melhora a  renda local, com os empregos criados e protege a vida selvagem endémica, incluindo o panda gigante.

Namdrik Atoll Comitê de Recursos Locais/Namdrik Atoll Local Resources Committee nas Ilhas Marshall promove técnicas inovadoras em reabilitação do litoral, coleta de água, fornecimento de energia solar e segurança alimentar, enquanto promove  em conjunto adaptação  às mudanças climáticas baseada na comunidade.

Fundação de Proteção à Baía de Corais de Pemuteran/ Pemuteran Bay Coral na Indonésia restaura os recifes de coral degradados perto da comunidade Pemuteran em Bali, melhorando assim a abundância dos recursos marinhos e a diversidade.  Ao mesmo tempo, gerar opções sustentáveis ​​de subsistência para os moradores.

Shashwat trabalha com grupos tribais na Índia que foram deslocados pela construção de uma barragem hidroeléctrica e promove  a pesca artesanal no reservatório da barragem, a tecnologia da irrigação local acessível, a diversificação de culturas e as técnicas agrícolas para o terreno íngreme inclinada.

Iniciativa Sisi Grupo Apoio Local / Sisi Initiative Site Support Group em Fiji administra substancialmente os recursos naturais em torno da periferia do Área Importante de Pássaros Natewa Tunuloa Important Bird Área, proporcionando à população local empregos, segurança alimentar e incentivos para conservar os ecossistemas circundantes.

Associação dos Descendentes dos Tetepare/Tetepare Descendents’ Association nas lhas Salomão promove um regime de incentivos que oferece educação e serviços de subsistência aos proprietários locais  em troca do  seu compromisso com uma gestão sustentável dos recursos marinhos e florestais em torno da  ilha Tetepare.

Europa Oriental e Ásia Central:

Mulheres e Terra/Women and Land no Tajiquistão opera em uma zona de pós-conflito, apoiando os agricultores sem-terra para garantir seus direitos aos recursos, à posse da terra e à diversificação dos métodos de produção agrícola.

América Latina e Caribe:

Articulação Pacari/Pacari Network no Brasil é uma aliança das organizações de base e das farmácias tradicionais que cultivam plantas medicinais para melhorar a saúde da comunidade, preservar o conhecimento tradicional, criar empregos e preservar a biodiversidade no bioma Cerrado.

Associação de Comités de Água do Setor Sul do Pico Bonito/Association of Water Committees of the Southern Sector of Pico Bonito em Honduras supervisiona o manejo comunitário de micro-bacias e treina a população local em reflorestamento, conservação ambiental, e o uso de tecnologias localmente aplicáveis, tais como eco-fogões.

Centro Alexander von Humboldt/oferece às comunidades treinamento em gestão da água, lobbies o governo da Nicarágua pelos direitos de água, construções e reparos de sistemas de água e distribui combustível fogões eficientes e alimentado por energia solar.

Grupo de Estudos Ambientais e Sociais/Environmental and Social Studies Group no México assegura o acesso local à água potável na região montanhosa central de Guerrero e treina comunidades trens em ambas as técnicas sustentáveis ​​de gestão da terra e diversificação agrícola.

Associação das Mulheres/Ixpiyakok Women’s Association na Guatemala trabalha para melhorar a segurança alimentar e nutricional local, através do estabelecimento de fazendas orgânicas, planos de gestão coletiva da terra, e bancos de sementes.

Associação das Mulheres Artesãs Unidas de Los Limites/United Women Artisans’ Association of Los Límites na Colômbia produz brinquedos de bicho de pelúcia do criticamente ameaçado macaco mico-top algodão, com melhoria do rendimento das mulheres locais e sensibilização para as ameaças à esta espécie de caça e captura para venda no comércio de animais.

Oriente Médio e Norte da África:

Associação AMSING, Association AMSING/Association AMSING em Marrocos funciona na aldeia de Elmoudaa para evitar a degradação das terras, gerenciar o abastecimento local de água doce, e promover a resiliência da comunidade às mudanças climáticas.

Associação de Plantas Medicinais no Egito, Medicinal Plants Association cultiva plantas medicinais na Reserva de Santa Catarina no Sinai, criando oportunidades sustentáveis ​ geradoras de renda para a população da área beduíno.

Zenab para a Mulher no Desenvolvimento, Zenab for Women in Development no Sudão utiliza um modelo agrícola de associação para capacitar as mulheres locais, melhorar a segurança alimentar local e soberania, e fornecer acesso à educação ambiental.

África

Abrha Atsbha Iniciativa de Gestão dos Recursos Naturais/ Abrha Atsbha Natural Resource Management Initiative na Etiópia executa um programa de reflorestamento que usa pomares, apicultura, a diversificação de culturas e informações sobre métodos de irrigação eficazes para melhorar meios de subsistência locais.
Associação Anja Miray/ Association Anja Miray em Madagascar dirige uma reserva florestal comunitária na região Matsiatra Haute, usando o ecoturismo para criar empregos e fornecer um fluxo de receita para os trabalhos de conservação em curso.

Associação dos Pescadores da Comunidade Rural de Mangagoulack/ Fishers’ Association of the Rural Community of Mangagoulack no Senegal supervisiona uma área gerenciado localmente marinho que estabelece os direitos de recursos e responsabilidades para as comunidades pesqueiras locais e que melhorou os rendimentos locais e a segurança alimentar reforçada.

Maasai Conservação do Deserto/ Maasai Wilderness Conservation Trust no Quênia preserva o deserto, os animais selvagens, e o patrimônio cultural do ecossistema Amboseli-Tsavo, criando a longo prazo benefícios econômicos para as comunidades de Maasai.
Produtos Indígenas da Suazilândia/ Swazi Indigenous Products é um empreendimento proprietário de sementes de  óleos naturais  na Suazilândia que proporciona emprego e renda para as mulheres, além de ajudar a preservar o meio ambiente.
TRY Associação de Mulheres das Ostras/ TRY Oyster Women’s Association em Gâmbia é uma cooperativa de ostras mulheres que protege os manguezais e ao mesmo tempo, cria cadeias de abastecimento de mercado que beneficiam os produtores locais.

Comitê de Desenvolvimento da Aldeia de Ando Kpomey/ Village Development Committee of Ando Kpomey no Togo criou um  cinturão verde em torno da sua comunidade que se estabeleceu em uma floresta de 100 hectares. Uma comissão de gestão participativa monitora a floresta e seus recursos e regulamentar a sua utilização.

Iniciativa da África Ocidental da Libéria/ West Africa Initiative of Liberia –  fornece aos membros desempregados de comunidades rurais  meios de subsistência ambientalmente responsáveis, incluindo a apicultura, o cultivo do caracol e o reflorestamento.

Fonte: Equator Initiative.

One Comment

  1. JonasZFraney says:
    domingo, maio 22, 2016 at 1:17pm

    I every time spent my thirty minutes to see this weblog’s articles daily along with a cup
    of coffee.